12 horas de jejum?

Mitos e verdade dos exames laboratoriais
12 horas de jejum

Horas em jejum, fazer exames doente, tomar ou não tomar o remédio antes da coleta de sangue: conheça os mitos e verdade sobre os exames médicos:

 

Preciso ficar 12 horas em jejum para todos os exames?

Não. ​A maioria dos exames laboratoriais não precisa de jejum de 12h. Um exame que pode ser necessário o jejum de 12h é o triglicerídeo.  No entanto, até este exame pode ser realizado sem jejum, caso o seu médico opte por esta modalidade. No laudo do exames de triglicerídeo existe uma tabela de referência com os valores esperados caso a coleta tenha sido coletada com ou sem jejum.

Flexibilização do jejum

Caso não esteja em jejum e queira realizar o exame são necessários alguns pontos de atenção.

1. As refeições realizadas nos últimos 15 dias tem sido conforme sua rotina?

2. Ingeriu bebida alcoólica nas últimas 72 horas?

3. Sofreu alguma internação nas últimas duas semanas?

4. Nas últimas 24 horas realizou alguma atividade intensa?

Caso tenha fugido das alimentações rotineiras (2 semanas), tenha ingerido bebida alcoólica (72h), realizado alguma internação (15 dias) e realizado atividades intensas (24h), você não poderá realizar os exames.

 

Suspender medicamentos é recomendado?

O ideal é fazer o exame o mais longe possível da última dose, desta maneira, o remédio estará mais diluído no sangue. Em caso de exames com jejum, tome o medicamento apenas após a coleta do sangue. É importante perguntar ao médico se o remédio deve ser tomado normalmente ou não, pois em alguns casos, o exame é feito justamente para avaliar os efeitos do medicamento no corpo.

 

Estou doente, posso fazer o exame?

Caso você esteja doente, não é aconselhado fazer exames, contanto que o teste não esteja sendo feito para diagnosticar tal doença. Muitas vezes o organismo está lutando contra a doença, o que pode alterar alguns resultados. O ideal é esperar a recuperação e, então, marcar o exame novamente.

 

Exames de fezes e urina precisam ser feitos no laboratório?

Não, contanto que não seja o exame para diagnosticar uma infecção urinária. Neste caso, a urina deve ser fresca, pois o contato com o ar favorece a proliferação de bactérias. Em outros casos, você pode pedir o potinho e levá-lo para casa. Nos exames de urina, a amostra deve ser entregue até duas horas após a coleta. Já as fezes podem ser entregues até 24 horas depois de serem coletadas e precisam ser mantidas em refrigeração até a entrega no laboratório.

 

Para ter mais informações sobre o preparo necessário para cada tipo de exame, entre em contado com o nosso atendimento ao cliente: (81) 3416-9922